Participantes vão responder questionários do estudo NutriNet Brasil por meio do celular.

Pesquisa vai investigar hábitos alimentares dos brasileiros durante 10 anos Quais são os hábitos alimentares dos brasileiros? Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) vão iniciar um estudo para responder com precisão essa pergunta.

Para isso, vão monitorar por dez anos 200 mil pessoas de todas as regiões do país.

O objetivo é descobrir o que o brasileiro anda comendo, quais doenças desenvolvem e qual a relação entre alimentação com a saúde. “O padrão de alimentação, baseado no arroz e feijão, está muito presente na região Sudeste.

Mas é peculiar também no Sudeste o consumo de pães, que chega a 6%, 7% das calorias da alimentação.

No Sudeste o consumo de ultraprocessados chega a quase 20% e vem crescendo.

As pesquisas do IBGE mostram que esse crescimento é constante”, disse o pesquisador Carlos Augusto Monteiro. Para ouvir tanta gente, durante tanto tempo, os pesquisadores vão usar o celular.

Ou seja, para participar é só se cadastrar no site da pesquisa .

Bastam cinco minutos para preencher o questionário.

A cada três meses os voluntários vão receber uma mensagem para responder a novas perguntas.

Como funciona a pesquisa Para se voluntariar, você deve se cadastrar e responder breves questões sobre sua alimentação e seu estado de saúde.

No intervalo de duas semanas, você receberá mensagens via email e/ou SMS para preencher mais dois questionários simples e rápidos sobre sua alimentação. Ao longo do acompanhamento, você receberá notificações para responder novas perguntas sobre sua alimentação, sua saúde e outros fatores que podem influenciar o risco de doenças crônicas. As suas respostas serão enviadas com toda a segurança para o sistema InterNuvem da USP, onde ficarão armazenadas com as respostas fornecidas pelos demais participantes da pesquisa, sem que seja possível identificá-las como suas. Carne hambúrguer churrasco alimentação refeição comida Shutterstock