Saiba como entreter seus filhos com pinturas e desenhos.

Como Faz: Experiências para Crianças Com estratégia e paciência, pais podem ajudar que algumas folhas em branco e um lápis sejam o convite para minutos (ou horas) de diversão em tempos de quarentena.

A pedido do G1, uma ilustradora e uma professora de arte dão dicas de como colocar os pequenos em dia com a criatividade. Todo mundo sabe desenhar A ilustradora Bruna Bandeira dá dicas de como desenhar em lives nas rede sociais (@imagineedesenhe).

E respondeu ao G1 como os pais podem ajudar as crianças a gostarem de desenhar.

Bruna Bandeira ensina a desenhar nas suas redes sociais Divulgação/ Bruna Bandeira Veja as dicas da Bruna: Ensine que não existe a frase “eu não sei desenhar”.

Faça com que as crianças conheçam diferentes materiais .Você pode criar com tudo que tiver em casa, veja o que mais agrada, procure referências na internet. Se a criança tiver algum artista favorito, use como referência, comece propondo releituras até ela se sentir confortável a criar seus próprios personagens. Proponha um autorretrato: que ela se olhe com carinho e desenhe cada detalhe, aproveite e sugira que ela coloque uma frase ou palavra se elogiando. Proponha que a criança ilustre algum amigo e que faça um marcador de página para ele, é simples: use um papel mais grosso, aquarela e caneta permanente. Coloque alguns vídeos de artistas na internet e mostre as suas técnicas.

Veja qual artista inspira mais a criança.

Tem vários deles nas redes sociais. Tranquilize a criança sobre o processo criativo, deixe que ela aprecie no seu tempo. Guarde as artes que ela produzir, ela vai poder acompanhar sua evolução com o tempo. Mostre para ela que o traço dela é único.

Todo desenho é único e tem o traço e a identidade de cada artista.

Desenho e outras artes O G1 também pediu para a professora de educação artística e artes plásticas, Lívia Malta, dar algumas dicas de como usar o desenho e a pintura como exercício.

Ela deu dicas de como misturar o desenho a outras expressões artísticas: Visita virtual à diferentes museus para buscar inspirações.

Algumas dicas: Louvre , Pinacoteca do Estado de São Paulo, Metropolitan Museum of Art e Inhotim Releitura de obras famosas.

Pode usar criatividade, lápis de cor, canetinha, giz de cera, como achar melhor.

Fazer uma exposição home office com visita guiada com o pequeno artista, explicando as obras.

Para expor pode usar a parede do corredor, da sala, da cozinha, como preferir.

Origami/ Tsuru.

Faça os tsurus, marque 3 amigos nas redes sociais, com uma mensagem do bem e desafie os coleguinhas a fazerem, também e passarem a mensagem para frente.

Releitura quadro vivo.

Escolha uma obra e use o seu corpo como suporte.

A criatividade vem no figurino, use lençol, toalha, o que você tiver em casa.

Se lembre de tirar um foto e guardar esse momento.

Vamos pintar.

Vários artistas e suas fundações estão deixando obras na internet.

Tem Candido Portinari, tem Romero Britto , tem Tarsila do Amaral .

Mas vamos colocar umas regrinhas: vamos começar usando cores quentes, depois só as cores frias e depois somente usando duas cores complementares.

Teatro: criar uma história, criando o cenários com muitos desenhos.

Coloque o convite na geladeira, avisando o horário e o local da casa onde vai acontecer o espetáculo.

Não pode faltar ninguém, o artista é você.

Cinema: Vamos fazer um curta usando o celular, você é o roteirista e o diretor.

Peça o responsável para filmar.

Luz, camêra e ação, os brinquedos e alguns desenhos podem ser os personagens.

A imaginação é o limite. Escultura em 3D com materiais reutilizáveis que você já tem na sua casa: Caixinha de leite, embalagens vazias.

A técnica pode ser corte, colagem.

Agora valeo tudo para uma escultura bem bacana.

The Voice Home Kids: Vamos fazer uma paródia, com alguma música que você já gosta muito.

Prepare um cenário bem caprichado, coloque a família toda para ajudar, no final da apresentação veja quem virou a cadeira. Radionovela: use os recursos de um narrador, crie uma ação a partir de diálogo, faça efeitos sonoros, inclua personagem e música, use celular como recurso, grave tudo.

Faça uma chamadinha da novela, título e divulgue no grupo de WhatsApp da família.

Os desenhos ficam na identidade visual desta radionovela.